Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Dicas para ter uma boa contabilidade

30 Jul Sem categoria
Dicas para ter uma boa contabilidade
 

Um empreendedor que visa o crescimento da sua empresa precisa de ter conhecimentos profundos sobre a situação econômico-financeira da empresa.

A contabilidade deve ser encarada como um recurso valioso de gestão e não como uma obrigação. Entre as várias vantagens de uma boa análise da contabilidade é preciso compreender os custos e as despesas da empresa, além da rentabilidade do capital investido. Com estas informações, o empreendedor pode direccionar melhor as suas decisões.

Outros benefícios de uma boa contabilidade são a possível redução da carga tributária incidente sobre a empresa. Com uma boa orientação de um contabilista, o empresário pode escolher o regime de tributação mais adequado para o negócio em determinado momento. Algumas indicações que também podem auxiliar o empresário são quanto ao nível de endividamento – se está adequado – e se o negócio está realmente a dar lucro.

Confira os passos para assegurar o melhor acompanhamento da sua empresa.

1. Como escolher um escritório de contabilidade?
Inicie a sua busca pela internet é um passo válido, mas lembre-se de que o escritório deve ser localizado na mesma cidade que a empresa.

Indicações de bons serviços são geralmente úteis. Uma opção é solicitar ao escritório uma breve relação de clientes para procurar referências. É possível, também, buscar indicações de empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas de contabilidade.

2. Quanto devo pagar de honorários?
Os valores podem variar bastante de acordo com os serviços demandados. Recomenda-se levantar um orçamento com alguns escritórios e então avaliar o custo- benefício de cada um deles.

3. Como deve ser o acompanhamento?
Independentemente de ter contratado um serviço de contabilidade, um empresário precisa conhecer minimamente os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa e acompanhar o recolhimento dos valores.

Desde o início, é importante acordar no contrato, reuniões frequentes com os profissionais da contabilidade. O acompanhamento ideal seria diário. Mas, como isso não é sempre possível, é indicado ao menos um encontro por mês. Essa reunião é importante, nem que seja para tomar um café e ter um panorama geral de como andam as finanças. Isso agrega valor ao trabalho de ambos os lados.

4. Com quem ficam os documentos?
A documentação que deve ser guardada pela empresa:

Documentos da constituição da empresa, como o registro de firma individual e/ou contrato social e os registos em todas as repartições fiscais.

Também devem ser mantidos, depois de efetuados os devidos lançamentos fiscais, todos os documentos referentes à atividade. Eles devem retornar à empresa logo após sua utilização pela contabilidade:

• Notas fiscais de compras
• Despesas gerais (água, luz, telefone)
• Extratos bancários
• Ficha de registo de funcionários

A documentação que deve ser guardada pelo escritório de contabilidade:

• Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa
• Livros fiscais
• Cópia dos documentos de constituição da empresa

6. Quem deve pagar as contas?
O serviço de contabilidade nunca deve pagar contas. A assessoria é responsável por passar os vencimentos para a empresa, mas é o Empreendedor que deve cuidar do pagamento. Se o empresário notar irregularidades no serviço de contabilidade, ele pode denunciar o escritório e fazer a rescisão do contrato e procurar outro profissional.

 

 

PEDIR PROPOSTA !
QUE FORMAÇÃO PROCURA ?