Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Amizade no trabalho? Administador(es) deve(m) avaliar vantagens e desvantagens

05 Fev Sem categoria
Amizade no trabalho? Administador(es) deve(m) avaliar vantagens e desvantagens
 

É complicado distinguir a fronteira entre ser colega e amigo, porém o que pode definir essa ligação é a variação do nível de maturidade que existe nestas relações devido à competição no ambiente de trabalho.

Aquele que hoje é considerado um amigo, que participa nos nossos encontros informais fora do trabalho, que visita a nossa casa, nos eventos de família, amanhã pode receber uma promoção e ocupar o cargo de supervisor que tanto desejava. E depois, como é que fica a amizade? Como entender qual é o limite saudável para alimentar as amizades no ambiente de trabalho? Quais são as vantagens e desvantagens desta informalidade?

Terá que analisar se a amizade no ambiente de trabalho é saudável quando ela não interfere nas decisões que precisam ser tomadas em relação à determinada pessoa ou em alguma situação em que vocês estão envolvidos.

Mas existem reclamações constantes de profissionais sobre o perfil de ‘amigo’ que usa de tal artifício para conhecer os defeitos e qualidades alheios, e a partir daí criar situações para desestabilizar os colegas no trabalho.

Em outros casos, a relação de colegas pode evoluir normalmente para uma boa amizade e, em determinados segmentos, este é um sinal de resultados positivos devido à união da equipa. O ideal é que a amizade no trabalho seja um elo de transparência, apoio e troca de ideias que aumentam a produtividade, otimizam resultados e auxiliam na tomada de decisões.

Algumas dicas que podem ajudá-lo a estreitar os laços nas relações profissionais:

• Procure ser visto como uma pessoa de fácil relacionamento, confiável e profissional que coloca os interesses da empresa acima dos interesses individuais;

• Procure resolver os problemas entre os colegas sempre que aparecem, não deixando conversas difíceis para depois;

• Deixe as coisas claras e permita que as pessoas compreendam que, mesmo no desentendimento no ambiente de trabalho é possível ter uma relação amigável fora deste ambiente;

• Esteja preparado para perder algumas amizades ao longo da jornada profissional, mas também para ganhar novos amigos neste mesmo caminho.

Mundo Carreira

PEDIR PROPOSTA !
QUE FORMAÇÃO PROCURA ?