Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

5 erros que acabam com a eficácia do recrutamento

21 Jun Sem categoria
5 erros que acabam com a eficácia do recrutamento
 

1. Aguardar o candidato perfeito
Na maioria dos casos, não vai encontrar uma candidatura perfeita, com um currículo e uma carta de apresentação ideal. No entanto, as empresas passam horas a analisar candidaturas e a colocar de lado candidatos que não se enquadram em todos os requisitos exigidos. Não seja tão rígido ao avaliar as competências e qualificações e foque-se mais na capacidade de aprender e de adaptação de cada candidato, na sua personalidade e no percurso profissional.

2. Anúncio mal redigido
Quando mais qualificado for o candidato mais atenção tem ao anúncio de emprego. Um anúncio apelativo e bem redigido deve incluir uma breve descrição da empresa e daquilo que faz. Se possível, deve também incluir testemunhos de outros colaboradores e elementos visuais (imagens, vídeos, etc).
Para além disso, deve incluir informação directamente relacionada com a vaga:
– Responsabilidades diárias;
– Possibilidades de progressão;
– Benefícios da empresa;
– Experiência profissional/ Competências;
– Aquilo que a empresa oferece.

3. Processo de recrutamento ineficaz
Em média, um processo de recrutamento não deve durar mais do que 6 semanas nem menos do que 3. Se os recrutadores demorarem muito tempo a preencher as vagas, têm tendência a ficar cansados e desmotivados e a encarar o processo com menos rigor. Por outro lado, querer despachar o processo, sem reunir com os candidatos o número de vezes suficiente para os conhecer, pode levar a uma decisão impulsiva e, no futuro, mais dispendiosa.

4. Remuneração abaixo da média
Quando as empresas oferecem remunerações abaixo da média nesse sector, afastam os candidatos e podem causar insatisfação nos profissionais que contratam. Para determinar o valor a oferecer, deve ter em conta a remuneração atual de outros funcionários da empresa e de outras empresas concorrentes, para cargos e funções semelhantes. Caso tenha intenção, ou necessite, oferecer uma remuneração inferior deve ser mais flexível relativamente às qualificações e competências do candidato.

5. Não divulgar bem a oferta
O trabalho de um recrutador é despertar o interesse dos candidatos para a oferta disponível e para trabalhar na empresa que está a recrutar. Para tal, é necessário escrever um bom anúncio de emprego, com boas condições e divulga-lo nos canais adequados, para alcançar o maior número de candidatos possível.

fonte: inforh

 

PEDIR PROPOSTA !
QUE FORMAÇÃO PROCURA ?